AMRIGS - Associação Médica do Rio Grande do Sul
    
 
Área do Associado



 


 

 
   
 

Prevenção da insuficiência cardíaca reduz em mais de 50% a ida à Emergência

Estudo acompanhou 300 pacientes durante três anos 

Uma pesquisa realizada pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), por meio do Programa de Pós-Graduação da UFRGS, comprovou que pessoas que têm insuficiência cardíaca podem reduzir a internação hospitalar em 57% se seguirem algumas orientações domiciliares simples, como não comer sal nem beber líquido demais, por exemplo. O dado foi confirmado pela pesquisadora do HCPA/UFRGS Karen Brasil Ruschel, no trabalho de doutorado desenvolvido no Instituto de Avaliação de Tecnologia em Saúde (Iats), publicado na revista Value in Health em março deste ano.
 
O estudo acompanhou 300 pacientes durante três anos. Metade deles foi monitorada em visita domiciliar por enfermeiras e a outra parte não. Os que receberam informações e tiveram mais conhecimento sobre a doença reduziram a ocupação de vagas nas emergências. “Queríamos saber qual era a vantagem da prevenção neste caso. Descobrimos que, com as orientações fornecidas aos pacientes e o autocuidado, a necessidade de internação diminui em 57%. Vale a pena investir na prevenção, porque melhora a qualidade de vida do doente e os gastos do sistema de saúde caem na mesma proporção. É um modelo que pode ser aplicado no mundo, só depende do gestor”, relata Karen.

Além da redução nas taxas de internação hospitalar e a economia com gastos em tratamento do problema de saúde, a intervenção e a prevenção domiciliar resultam em significativa melhora na qualidade de vida do paciente. Portanto, uma alternativa eficiente frente às emergências superlotadas e à escassez de recursos físicos e de estrutura do sistema de saúde. 


Fonte: Elstor Hanzen/HCPA
Fotos:
Data: 12/07/18      Atualizada em: 12/07/18
Tags: insuficiência cardíaca , estudo , HCPA , UFRGS , Porto Alegre , Hospital de Clínicas de Porto Alegre , Universidade Federal do Rio Grande do Sul ,









 
ARTIGOS

A fragilidade da democracia da República do Brasil
Dr. Albino Julio Sciesleski
Conscientização e prevenção sobre a Doença Falciforme
Dr. Alfredo Floro Cantalice Neto
Em defesa do plano de carreira no setor público
Dr. Alfredo Floro Cantalice Neto
Ver Todas
JORNAL AMRIGS

Ver Todas
REVISTA DA AMRIGS

Ver Todas
AMRIGS NA MIDIA

Ver Todas