AMRIGS - Associação Médica do Rio Grande do Sul
    
 
Área do Associado



 


 

 
   
 

Retirada de amígdalas e adenoides pode garantir qualidade no sono de crianças

Assunto foi abordado durante a edição da Caravana AMRIGS na região das Missões

Atualmente, a cirurgia de retirada das amígdalas e adenoides tem garantido às crianças um sono mais tranquilo, sem paradas respiratórias causadas pela apneia. No entanto, um artigo divulgado pela mídia, apontando como principal consequência a realização do procedimento na infância o surgimento de asma e doenças respiratórias na vida adulta, transformou o assunto em um problema social.

O tema pautou a Caravana AMRIGS, que ocorreu na sexta-feira (29/06), em São Luiz Gonzaga. Na ocasião, o professor titular de otorrinolaringologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Moacyr Saffer, explicou aos profissionais de saúde quais são as consequências da remoção dos tecidos.

- A obstrução da respiração nas crianças, causada pelas amígdalas e adenoides, em uma fase na qual as células estão se multiplicando, não é boa. Quando o adulto não dorme bem, tem sonolência durante o dia. Quando a criança não tem uma boa noite de sono, elas manifestam isso através da hiperatividade, que muitas vezes pode ser confundida com deficit de atenção – explicou.

Com relação às possíveis infecções respiratórias na vida adulta, o médico afirmou que as dosagens imunológicas feitas antes e após a cirurgia não comprovaram deficit imunológico, como prevê o estudo divulgado pela imprensa. Questões ambientais, como exposição à poluição também não foram considerados na pesquisa.

O remodelamento da mucosa nasossinusal foi outro assunto abordado. De acordo com o palestrante da Caravana AMRIGS, é muito simples observar pelo próprio nariz o surgimento da mucosa, que também afeta os seios da face e, muitas vezes, é confundida com sinusite.


Fonte: Ascom AMRIGS
Fotos: Maria da Graça Schneider
Data: 05/07/18      Atualizada em: 13/07/18
Tags: Caravana AMRIGS , amígdalas , adenoides , Moacyr Saffer , São Luiz Gonzaga ,



Fotos :
     





 
ARTIGOS

A fragilidade da democracia da República do Brasil
Dr. Albino Julio Sciesleski
Conscientização e prevenção sobre a Doença Falciforme
Dr. Alfredo Floro Cantalice Neto
Em defesa do plano de carreira no setor público
Dr. Alfredo Floro Cantalice Neto
Ver Todas
JORNAL AMRIGS

Ver Todas
REVISTA DA AMRIGS

Ver Todas
AMRIGS NA MIDIA

Ver Todas