AMRIGS - Associação Médica do Rio Grande do Sul
    
 
Área do Associado



 


 

 
   
 

Médicos alertam sobre os perigos dos fogos de artifício

A utilização de fogos de artificio nesse período do ano é muito comum por conta das festas juninas e de São João. O ano de 2018 ainda traz mais um cenário propício a utilização dos artefatos, a Copa do Mundo. O show pirotécnico pode deixar as comemorações mais bonitas e divertidas, mas é preciso ter muito cuidado, pois o mal uso dos fogos podem trazer graves consequências à saúde, como surdez, queimaduras e até amputações.

Com o objetivo de conscientizar a população sobre os perigos que os fogos de artifício podem causar, o Conselho Federal de Medicina - CFM, a Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão – SBCM e a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatogia – SBOT se uniram para lançar uma campanha em torno do assunto. A campanha tem o apoio do Ministério da Saúde – MS e a Associação Médica Brasileira – AMB.

Durante todo o mês de junho, as entidades irão divulgar informações em duas redes sociais, sites e publicações internas orientando as pessoas sobre a forma correta de utilização dos fogos e os principais cuidados e perigos que eles trazem. Além disso, algumas linhas da CPTM e Metrô de São Paulo irã exibir um vídeo instrutivo.

Em breve será divulgado um levantamento de dados sobre o volume de acidentes e a campanha será divulgada de 15 de junho a 30 de julho.

“Muitas vezes, as pessoas desconhecem os riscos que estão correndo ao acender este artefato e não se atentam as instruções de uso”, afirma o presidente da SBCM, Milton Pignataro.

Dentre as principais precauções é indicado ficar a uma distância mínima de 30 metros do local onde o artefato será disparado, certificar-se que não há substâncias inflamáveis nas redondezas e ficar longe de redes elétricas.

Aguarde novidades, acompanhe as informações nos canais das entidades envolvidas e participe. Seu engajamento será fundamental.

Fonte: Ascom CFM
Fotos:
Data: 15/05/18      Atualizada em: 22/05/18
Tags: CFM , SBOT , SBCM , fogos de artifício , acidentes ,









 
ARTIGOS

Conscientização e prevenção sobre a Doença Falciforme
Dr. Alfredo Floro Cantalice Neto
Em defesa do plano de carreira no setor público
Dr. Alfredo Floro Cantalice Neto
Falando sobre depressão sem preconceito
Dr. Jair Escobar
Ver Todas
JORNAL AMRIGS

Ver Todas
REVISTA DA AMRIGS

Ver Todas
AMRIGS NA MIDIA

Ver Todas