AMRIGS - Associação Médica do Rio Grande do Sul
    
 
Área do Associado



 


 

 
   
 

Alcoolismo e bipolaridade podem contribuir mais para comportamento suicida do que a depressão

Em evento promovido pela Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), especialista explicou a profissionais da saúde como estas doenças podem se manifestar e levar alguém a tirar a vida 

A depressão pode contribuir para o comportamento suicida, mas, sozinha ela não é suficiente. Desta forma, estudos apontam para o alcoolismo e para a bipolaridade como fatores que contribuem para a vontade de tirar a própria vida. Quem anunciou a descoberta foi o psiquiatra Rafael Moreno Ferro de Araújo durante a edição da Caravana AMRIGS, em Dom Pedrito, na sexta-feira (04/05).

- A bebida alcoólica deixa a pessoa com juízo crítico reduzindo, o que contribui para a tomada de decisões ou para um comportamento que não teria caso estivesse sóbria. Muitas vezes se tem a ideia, mas não a intenção de tirar a vida. É importante destacar, também, que por trás do alcoolismo existe um trauma, uma decepção, e isso pode agravar a depressão – explicou Araújo.

Após analisar outros aspectos que podem contribuir para o comportamento suicida, o médico contou que em breve deve ser publicado um estudo direcionado para compreender o que existe entre quem pensa e quem realmente tenta o suicídio.

Com relação à bipolaridade, o palestrante da Caravana AMRIGS afirmou que a correta identificação e tratamento da doença são essenciais para garantir o bem-estar do paciente. De acordo com Rafael Araújo, ainda existe uma dificuldade ao acesso do atendimento psiquiátrico em algumas regiões, cabendo ao clínico geral identificar os sintomas. Comumente confundida com a depressão, a patologia quando tratada com antidepressivos pode gerar o efeito contrário e influenciar no suicídio.

A Caravana AMRIGS, coordenada pelo médico Bernardo Aguiar, tem como objetivo difundir o conhecimento e promover melhorias na saúde, refletindo também nas condições sociais, políticas, organizacionais e econômicas da sociedade e classe médica. Para agendar uma edição na sua cidade, entre em contato pelo telefone (51) 3014 2007, com Maria da Graça Schneider. 

Fonte: Ascom AMRIGS
Fotos: Maria da Graça Schneider
Data: 11/05/18      Atualizada em: 19/05/18
Tags: Caravana AMRIGS , Dom Pedrito , depressão , alcoolismo , bipolaridade ,



Fotos :
        





 
ARTIGOS

A fragilidade da democracia da República do Brasil
Dr. Albino Julio Sciesleski
Conscientização e prevenção sobre a Doença Falciforme
Dr. Alfredo Floro Cantalice Neto
Em defesa do plano de carreira no setor público
Dr. Alfredo Floro Cantalice Neto
Ver Todas
JORNAL AMRIGS

Ver Todas
REVISTA DA AMRIGS

Ver Todas
AMRIGS NA MIDIA

Ver Todas