AMRIGS - Associação Médica do Rio Grande do Sul
    
 
Área do Associado



 


 

 
   
 

Outono traz aumento dos problemas respiratórios em crianças

Pneumologista explica quais os motivos para maior proliferação de vírus nesta época do ano

O começo do outono traz os primeiros dias frios do ano e, junto com a queda na temperatura, chegam as temidas doenças respiratórias. O pneumologista pediátrico da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), Paulo Márcio Condessa Pitrez, explica que os vírus respiratórios começam a circular nesta época do ano e é bem provável que a grande maioria das crianças tenham alguns sintomas podendo ser moderados ou mais graves.

- É comum que as crianças peguem um resfriado ou uma gripe nesta época do ano. As campanhas de vacinação ainda não iniciaram e o estado é um dos primeiros a sentir os efeitos do outono. As crianças circulam em ambientes propícios, como escolinhas e creches. Nestes locais, é difícil controlar a entrada do vírus, pois os pequenos usam os mesmos utensílios e brincam em conjunto. Não tem muito o que fazer, apenas cuidar para que, em casa, não tenha contato com pessoas doentes, como avós e tios – salienta.

O pneumologista alerta para que todas as crianças sejam vacinadas quando iniciar a campanha de imunização. Assim, evita-se que a gripe seja tão severa e ajuda a ajuda a não propagar a gripe entre o público infantil.

- É importante diferenciar. O resfriado é mais leve, com sintomas como tosse e resfriado. Já a gripe traz dor intensa no corpo, calafrios pelo corpo, febre e risco de pneumonia. Nos casos em que a criança tiver sintomas de gripe, o ideal é que os pais levem em um pediatra. A emergência pode ser usada em casos em que o filho não consegue respirar, por exemplo, ou quando a febre não passar mesmo após tomar um antitérmico – destaca.

Outros sintomas da gripe, segundo o pediatra, são a irritabilidade do bebê, criança que não para de chorar e prostração. Além disso, uma medida aconselhada é evitar levar o filho para a escolinha ou para creche quando estiver doente.

Fonte: Mariana da Rosa/PlayPress Assessoria e Conteúdo
Fotos:
Data: 11/04/18      Atualizada em: 11/04/18
Tags: respiração , problemas respiratórios , crianças ,









 
ARTIGOS

Sentir-se Médico
Dr. José J. Camargo
A fragilidade da democracia da República do Brasil
Dr. Albino Julio Sciesleski
Conscientização e prevenção sobre a Doença Falciforme
Dr. Alfredo Floro Cantalice Neto
Ver Todas
JORNAL AMRIGS

Ver Todas
REVISTA DA AMRIGS

Ver Todas
AMRIGS NA MIDIA

Ver Todas