AMRIGS - Associação Médica do Rio Grande do Sul
    
 
Área do Associado



 


 

 
   
 

Dermatologista gaúcho descobre nova manifestação de doença de pele escamosa

Estudo já publicado em revistas científicas pode ser confirmado por equipe de pesquisa alemã 

A descoberta de um médico dermatologista gaúcho deve entrar para a história da medicina. Divulgada no final do ano passado em duas publicações científicas, uma brasileira e outra internacional, a ictiose acral abre precedentes para explicar que as escamações aumentadas que surgem na pele como resultado de uma produção em excesso de queratina podem sofrer efeito de termossensibilidade. Quem afirma é o associado da Sociedade Brasileira de Dermatologia – (SBD) e autor da pesquisa, Hiram Larangeira de Almeida Júnior.

- O primeiro caso assim descrito, há 20 anos, é a de tipo “calção de banho” que ocorre apenas nas áreas quentes do corpo e cujo defeito molecular foi definido em 2006. Já a nossa descoberta diz respeito às áreas frias como pés e mãos. Documentamos fotograficamente a variação da intensidade da doença nas estações do ano e observamos maior sensibilidade durante o inverno – relata Almeida Júnior.

A pesquisa foi realizada pelo acompanhamento de um paciente de 12 anos, que mostrava uma distribuição diferente das escamações. Ao revisar a literatura, o dermatologista não encontrou nenhuma referência, iniciando, então, a investigação.

- Fiz biópsia, microscopia e descartei várias doenças conhecidas. Por fim, encaminhei o DNA para a Alemanha, onde foram sequenciados 73 genes relacionados à ictiose. Com o resultado normal, soube que a entidade era nova – complementa o associado da SBD-RS.

A mesma equipe do país europeu está examinando uma família local que apresenta um quadro semelhante. Caso se confirme como ictiose acral, será possível, de fato, defini-la como uma nova doença. 


Fonte: Francine Malessa/PlayPress Assessoria e Conteúdo
Fotos:
Data: 23/03/18      Atualizada em: 23/03/18
Tags: dermatologia , doença de pele , Sociedade Brasileira de Dermatologia ,









 
ARTIGOS

Sentir-se Médico
Dr. José J. Camargo
A fragilidade da democracia da República do Brasil
Dr. Albino Julio Sciesleski
Conscientização e prevenção sobre a Doença Falciforme
Dr. Alfredo Floro Cantalice Neto
Ver Todas
JORNAL AMRIGS

Ver Todas
REVISTA DA AMRIGS

Ver Todas
AMRIGS NA MIDIA

Ver Todas