AMRIGS - Associação Médica do Rio Grande do Sul
    
 
Área do Associado



 


 

 
   
 

RS é o primeiro Estado a fornecer medicamento no SUS para prevenção do HIV

O Rio Grande do Sul foi o primeiro Estado do país a fornecer o medicamento Truvada, que previne a infecção pelo vírus HIV. A primeira distribuição do medicamento foi realizada nesta terça-feira (9), no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Hospital Sanatório Partenon, em Porto Alegre, a um morador da capital, de 24 anos, que integra o grupo HSH (homens que fazem sexo com homens).

O medicamento passou a ser oferecido na rede pública no último dia 3, integrando uma estratégia de profilaxia pré-exposição (PrEP) do Ministério da Saúde. Esta é a primeira vez que o Ministério disponibiliza o tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS), e Porto Alegre foi a única cidade gaúcha escolhida para integrar essa fase do programa.

Inicialmente, o Truvada está disponível para pessoas que não têm o vírus, mas que são de grupos considerados de risco para exposição ao HIV: homens que fazem sexo com homens, gays, travestis, transexuais, transgêneros, profissionais do sexo e casais sorodiferentes (quando um dos parceiros é soropositivo e o outro, não). O medicamento deve ser tomado diariamente e, segundo o Ministério da Saúde, o uso correto reduz o risco de infecção por HIV em mais de 90%.

O uso da PrEP, no entanto, não substitui o uso do preservativo nas relações sexuais. "O preservativo continua sendo a forma mais acessível de prevenção do HIV e de outras infecções sexualmente transmissíveis, como a sífilis", ressalta a coordenadora estadual de IST/Aids da Secretaria Estadual da Saúde, Ana Lúcia Baggio.

Para ter acesso ao medicamento, o paciente pode se dirigir ao CTA (Av. Bento Gonçalves, 3722 - Porto Alegre), de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 17h. Após o cadastro do usuário no serviço, é feita uma avaliação, testagem e aconselhamento para HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis, e avaliado o uso do medicamento ou de outras estratégias para prevenção.

Fonte: Ascom Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul
Fotos:
Data: 11/01/18      Atualizada em: 11/01/18
Tags: HIV , aids , medicamento ,









 
ARTIGOS

Conscientização e prevenção sobre a Doença Falciforme
Dr. Alfredo Floro Cantalice Neto
Em defesa do plano de carreira no setor público
Dr. Alfredo Floro Cantalice Neto
Falando sobre depressão sem preconceito
Dr. Jair Escobar
Ver Todas
JORNAL AMRIGS

Ver Todas
REVISTA DA AMRIGS

Ver Todas
AMRIGS NA MIDIA

Ver Todas