AMRIGS - Associação Médica do Rio Grande do Sul
    
 
Área do Associado



 


 

A favor da evolução, mas sem abrir mão da excelência médica - Dr. Alfredo Floro Cantalice Neto


  A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) demonstra preocupação com a notícia da criação de quatro novos cursos de medicina no Rio Grande do Sul. A contrariedade não tem relação com a ampliação do número de vagas para os estudantes, mas sim com as condições oferecidas para a manutenção da excelência no ensino da especialidade médica. Por sua natureza, o médico lida com vidas e se faz indispensável que todo o processo de aprendizagem seja de excelência, não sendo, jamais, admitido que sejam criadas condições medianas para o desenvolvimento profissional daqueles que cuidarão das vidas da sociedade no amanhã. 

O desafio é trabalhar o crescimento sustentável e de qualidade. Observa-se que, entre Porto Alegre e Caxias do Sul, passarão a existir, a partir de 2017, sete faculdades de medicina, sendo que seis delas estarão em um raio geográfico de aproximadamente 50 quilômetros: três em Porto Alegre, uma em Canoas, uma em São Leopoldo e uma em Novo Hamburgo. 

Cabe ressaltar que a grande quantidade de alunos demanda a contratação de professores e funcionários altamente qualificados, salas adequadas para prática de anatomia e hospitais de ensino bem estruturados para o desenvolvimento prático daquilo que os estudantes aprendem na teoria. Ainda convém destacar que, nos casos de faculdades públicas, há a obrigatoriedade de concurso para todas as áreas, o que requer tempo e recursos financeiros em médio e longo prazo. Essa é uma realidade muito distante da que vivemos. O que percebemos, atualmente, é a extrema dificuldade de repor o quadro atual. Diante de novos estabelecimentos, esse desafio seria ainda maior.

Portanto, a AMRIGS deseja que o ensino da medicina siga sempre evoluindo, mas é contra qualquer ato que coloque em risco a qualidade desse ciclo, sem a garantia, por exemplo, de professores suficientes para os alunos e estrutura adequada de ensino.

* Alfredo Floro Cantalice Neto é médico pediatra e presidente da AMRIGS.




 
ARTIGOS

Conscientização e prevenção sobre a Doença Falciforme
Dr. Alfredo Floro Cantalice Neto
Em defesa do plano de carreira no setor público
Dr. Alfredo Floro Cantalice Neto
Falando sobre depressão sem preconceito
Dr. Jair Escobar
Ver Todas
JORNAL AMRIGS

Ver Todas
REVISTA DA AMRIGS

Ver Todas
AMRIGS NA MIDIA

Ver Todas