AMRIGS - Associação Médica do Rio Grande do Sul
    
 
Área do Associado



 


 
AMRIGS - Centro de Memória


 

“A memória, onde cresce a história, que por sua vez a alimenta, procura salvar o passado para servir o presente e o futuro. Devemos trabalhar de forma a que a memória coletiva sirva para a libertação e não para a servidão dos homens” (LE GOFF, 2003, p. 477).

 

A Associação Médica do Rio Grande do Sul foi criada com o intento de prestar atendimento e orientação cientifica,  profissional e assistencial para seus associados. E pensando no valor histórico construído ao longo de tantos anos pela classe médica, e na memória que constitui o nosso presente, é que foi criado o Centro de Memória AMRIGS. Um lugar que visa a preservação da memória histórica relativas à medicina, saúde e principalmente ao associativismo médico; organizando, preservando e disponibilizando seu acervo para o conhecimento do público em geral. Acervo este que traz tanto os bens materiais - como objetos, documentos e periódicos - como também patrimônios imateriais, tais como a identidade da classe médica, as memórias dos associados e as relações sociais relatadas por quem fez e faz parte da história da AMRIGS.

Os documentos que fazem parte do patrimônio cultural de uma classe - no caso os médicos - relatam os anseios de uma determinada parcela da sociedade, que vêem nesta organização associativista uma forma de lutar pelo exercício de sua profissão, unindo, prestando apoio e amparo aos colegas.

No entanto, não podemos apenas considerar o bem material, como por exemplo a Ata de Fundação. Devemos também darmos atenção para a memória oral, e as experiências vividas por cada sócio nesta instituição; pois sob esta ótica, é possível verificarmos a identidade deste grupo.

O Centro de Memória da AMRIGS é responsável pela preservação, conservação, e pela exposição da história do associativismo médico no Rio Grande do Sul - catalogando, organizando, sistematizando, e pesquisando documentos, sejam eles materiais ou imateriais, sejam das sociedades médicas ou das associações médicas, desde seccionais, sociedades de especializações, e fundamentalmente a própria AMRIGS, que diariamente constrói a sua memória através de nossas ações.




História do Associativismo Médico do Rio Grande do Sul - Dr. Nicolau Laitano e Dr. Genaro Laitano.


Monumentos aos Médicos de Porto Alegre - Dr. Genaro Laitano e Dr. Nicolau Laitano.


Diplomação da Primeira Turma de Medicina do RS - Dr. Genaro Laitano e Dr. Nicolau Laitano.


 

Referência:

LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Ed. Unicamp, 2003.

Acervos:

Documental:

-Atas de reuniões

- Jornais e revistas da AMRIGS

- Correspondências

- Iconografias

- Vídeos

 

Tridimensional:

- Objetos de Instrumentação Médicas

- Medicamentos Antigos

 

Coordenação Geral:

Dr. Genaro Laitano

Dr. Nicolau Laitano

 

Coordenação Técnica:

Gerti Rutsatz Piantá

João Gabriel T. Medeiros

 

Informações:

(51) 3014.2012

joaogabriel@amrigs.org.br

memorialgerti@amrigs.org.br


 




 
ARTIGOS

A infeliz contradição
Dr. Jair Escobar
A favor da evolução, mas sem abrir mão da excelência médica
Dr. Alfredo Floro Cantalice Neto
A saúde pública X avanços tecnológicos
Dr. Jorge Telles
Ver Todas
JORNAL AMRIGS

Ver Todas
REVISTA DA AMRIGS

Ver Todas
AMRIGS NA MIDIA

Ver Todas